Cinquentão Renovado

Viver Bem – Reformar Construir

Apartamento antigo na região da Avenida Paulista, em São Paulo, ganha ambientes integrados, modernos e cheios de luz.

  • cinquentao1png

  • Visto hoje, com amplas janelas que trazem muita luz natural ao living, nem parece que o apartamento do advogado Ara e da publicitária Claudia já foi sombrio e desajeitado. Localizado em um edifício de 52 anos, o segundo a ser erguido na região da Avenida Paulista, em São Paulo, o imóvel ainda conservava a distribuição interna original. Para transformá-lo numa residência com ambientes integrados e atuais foi necessária uma reforma de grandes proporções. Ara e Claudia dispensaram os serviços de um profissional e resolveram tocar a obra por conta própria. “Isso nos permitiu fazer as coisas do jeito que imaginávamos”, diz o advogado. O resultado foi surpreendente para quem tinha pouca intimidade com o assunto. Para determinar as modificações, o casal tomou como base a reforma feita pelo arquitetoMarcio Gifford no apartamento do irmão de Ara, localizado no mesmo edifício.

  • Mais espaço na sala

    Desse projeto o casal aproveitou o remanejamento das portas da área de serviço e da cozinha. Esta última ganhou portas de correr que se abrem para o living, agora mais amplo e iluminado com a incorporação da copa e de um dos quartos, transformado em escritório e sala de TV. O restante da reforma foi traçado pelos proprietários de acordo com suas necessidades. “No apartamento do meu irmão, por exemplo, o banheiro de empregada foi transformado em lavabo”, explica o advogado. “Já no nosso, preferimos fazer o lavabo numa parte ociosa da área de serviço e demolir o banheiro de empregada a fim de ganhar mais espaço na sala.”

  • cinquentao2png

  • cinquentao3

  • O quarto do casal transformou-se numa ampla suíte: o antigo quarto de empregada deu lugar ao closet, e o banheiro avançou pela área de serviço, ganhando espaço para o boxe do chuveiro. “Aproveitamos todos os cantos mal utilizados”, diz Claudia. Como o imóvel era muito antigo, o casal aproveitou a reforma para substituir as instalações elétrica e hidráulica.

    A cozinha recebeu portas de correr da Art Ébano e se incorporou ao living. O teto rebaixado com gesso setoriza a sala de jantar. Piso Pergo, bancada e mesa de granito da Pedras Parga. Armários da Artigiano.

  • As janelas e portas mantiveram o mesmo tamanho de vão, mas ganharam novas ferragens e pintura. Todos os revestimentos foram trocados: a suíte e o closet receberam carpete; já a área social, a cozinha e o lavabo foram revestidos de piso laminado de madeira. Além da cerâmica do piso e das paredes, o banheiro da suíte também teve as louças, a banheira de hidromassagem e os metais sanitários substituídos.

    O banheiro da suíte ganhou nova distribuição e revestimentos. Nas paredes, azulejos Portobello Bianco Antártida 30 cm x 40 cm. A bancada de vidro 20 mm recebeu duas cubas Deca e metais trazidos dos Estados Unidos. A janela do tipo máximo-ar é de madeira pintada de branco e foi fechada com vidro jateado.

  • cinquentao4

  • cinquentao5png

  • Antes e depois

    O hall separava a cozinha da área de serviço e apenas um banheiro servia os dois quartos.

    Com a reforma, um quarto e o banheiro de empregada se integraram ao living. O quarto de empregada e parte da área de serviço cederam espaço para o closet e o banheiro da suíte.

    As obras consumiram sete meses e resultaram em treze caçambas de entulho.

  • O casal admite que deu um trabalhão supervisionar tudo, mas o resultado compensou plenamente. “Com as mudanças, o apartamento ficou do jeito que queríamos”, diz Ara, que contribuiu com um toque pessoal. Como ele morou durante nove anos nos Estados Unidos, boa parte dos móveis e acessórios que decoram o apartamento e lhe dão um charme cosmopolita veio de lá. Outra idéia típica americana foi instalar um sistema de ar-condicionado quente e frio. “É um luxo, mas faz toda a diferença. No inverno, a gente pode andar de camiseta pela casa”, diz Claudia.

  • cinquentao6png

Posted in: