Formas Ousadas

Projeto e Construção, Finestra/Brasil

Seguindo a tendência européia de criação de Audi Stores para a venda de acessórios nas revendas Audi, a Senna Import optou por desenvolver no Brasil um projeto com identidade visual própria. O projeto do arquiteto Marcio Gifford explora formas pouco convencionais e utiliza materiais identificados com a imagem high tech da marca.

Implantada em um canto do salão de exposições, na sede da importadora, a Audi Store tem sua área definida por um piso elevado, em marmoleum, que acompanha a projeção das linhas curvas do forro. Sobre ele foram instalados um balcão também de formas curvas, à semelhança de uma taça, com raio de 1,50 m, e um poste giratório. O arquiteto associa as formas ao automobilismo: os diferentes níveis da loja representam os diferentes níveis do pódio, ficando o balcão em taça no ponto mais elevado.

Para a fabricação das peças, o arquiteto escolheu o painel de alumínio composto Reynobond, com espessura de 4 mm, nas cores prata e branco, pela relação que guarda com a carroceria totalmente de alumínio de um dos veículos produzidos pela Audi. A complexidade das linhas geométricas do desenho do balcão foi solucionada pelo projeto técnico elaborado pela SBF Fabricator. Partindo do plano da chapa de alumínio composto, os técnicos da empresa calcularam o desenvolvimento espacial das peças curvas até conseguir o ajuste perfeito dos módulos da taça, que apresenta curvaturas verticais e horizontais, além da solução estrutural do balcão para receber a carga referente aos produtos expostos.

Para desenvolver estas peças e também o mecanismo miniaturizado responsável pelo movimento giratório do expositor, a SBF recorreu a softwares Cad/Cam que permitiram a determinação de dimensões com precisão micrométrica e maquete eletrônica em 3D. Foram elaborados dois módulos experimentais em escala natural, como modelo de teste, e executada peça piloto. A usinagem dos painéis foi feita em equipamentos industriais que permitiram fabricar as peças com o mesmo grau de precisão.

Posted in: